Diferença entre Egípcios e Mesopotâmicos
Vemos também bastantes diferenças entre os dois, por exemplo, os egípcios viviam para seus deuses e acreditavam que a morte seria um inicio de uma vida melhor, já os mesopotâmicos não, eles acreditavam que a vida após a morte era algo como um “reino de sombras”, por isso valorizavam bastante a vida. No Egito os Deuses tinham uma mistura de animais e homens, como Rá que tem a cabeça de falcão e corpo de homem.
No Egito a mulheres tinham direitos e não eram tão menosprezadas como na Mesopotâmia, no Egito houve uma mulher Faraó, a Cleópatra, coisa que seria impossível para os mesopotâmicos, jamais haveria uma mulher Patesi.
O Egito era protegido de ataques inimigos pelo deserto, já A mesopotâmia ficava em vales, e eram constantemente atacadas, por isso houve muitas mudanças nos povos que habitaram a região do crescente fértil entre o rio Tigre e o Eufrates, pois haviam ataques constantes as principais cidades, já o Egito não.
No entanto não espere encontrar grandes diferenças, pois a cultura dos povos da Antiguidade Oriental foi caracterizada pelo pragmatismo.
* No Egito – há mobilidade social (para os Escribas); as principais construções são as Pirâmides (Túmulos de pedra); Adoravam Deuses Antropozoomórficos e acreditavam na Vida após à Morte; Faraós (governante é o Deus vivo); Escrita por Hieroglifos; usavam o Papiro. São considerados Civilização pois constituem o mesmo Povo.
* Na Mesopotâmia – não há mobilidade social; construiam os Zigurates (Comércio, Casa, Banco, Túmulo de Barro); Adoravam Deuses Antropomórficos e Não acreditavam na Vida após à Morte; Os Reis 9filho do Deus); Escrita Cuneiforme; usavam Rabletes de Barro. São considerados Civilização pois os povos que sucedem e conquistam a região não destroem a Cultura do povo anterior, só a política.