Central termoeléctricas
No dia 23 de Abril a turma de Técnico de Instalações Eléctricas da escola ENTA, realizou uma visita de estudo que teve como objectivo de conhecer as centrais eléctricas da nossa ilha.
Começamos por ir visitar a central termoeléctrica do Caldeirão que funciona a fuelóleo. Uma grande vantagem desta centra é que é de grande eficiência de energia eléctrica podendo fornecer energia há ilha toda. Uma grande desvantagem desta centra é que é muito poluente. Actualmente esta central fornece cerca de 50% de energia eléctrica.
Em seguida fomos para a centra geotérmica da Ribeira Grande que produz cerca de 40% da energia eléctrica da nossa ilha. Tem como uma grande vantagem de não ser poluente, mas tem uma grande desvantagem de ter um custo inicial muito elevado.
Depois do almoço fomos visitar uma barragem, fizemos o percurso desta barragem até há centra hídrico, salto do cabrito que fornece cerca de 5% de energia é uma energia renovável, isto é, que não se esgota mas por contra partida a sua construção exige a formação de grandes reservatórios de água que acabam por provocar profundas alterações nos ecossistemas.
Em seguida fomos há centra Eólica que situasse no mordeste mais especificamente no pico dos graminhais. Este tipo de energia é inesgotável e não é poluente, mas uma das principais desvantagens é o Impacto visual, sua instalação gera uma grande modificação da paisagem e como sabemos a nossa ilha é muito conhecida pelas suas paisagens, esta central produz cerca de 5% da energia da nossa ilha.
Pedro