Central de material e esterilização na estrutura hospitalar
Introdução 1
1 Histórico das Descobertas Genéticas 1
2 Conceitos Básicos 3
3 Tecnologia do DNA Recombinante 3
4 Enzimas de Restrição 4
5 DNA Ligase 6
6 Transformação Bacteriana 6
7 Vetores 7 7.1 Plasmídeo 7 7.2 Fagos 7 7.3 Cosmídeo 7 7.4 Vírus 8 7.5 Bacteriófago M13 9
Conclusão 9
Referências Bibliográficas 10
DESCOBERTAS GENÉTICAS
Introdução
O BIOQUÍMICO SUÍÇO, WERNER ARBER, DESCOBRIU AS ENZIMAS DE RESTRIÇÃO: “OBSERVEI QUE UM VÍRUS QUE SE REPRODUZIA EM DETERMINADA BACTÉRIA ENCONTRAVA BARREIRAS PARA SEU DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO SE ERA PASSADO PARA OUTRA BACTÉRIA. E QUANDO ERA DEVOLVIDO À BACTÉRIA DE ORIGEM TAMBÉM NÃO CRESCIA. PENSEI QUE HAVIA UMA MODIFICAÇÃO GENÉTICA DO VÍRUS, NÃO NO DNA, MAS SIM EM UMA ENZIMA DO VÍRUS". ESSA DESCOBERTA REVOLUCIONOU A BIOLOGIA MOLECULAR, POIS POSSIBILITOU A MONTAGEM DE MOLÉCULAS DE DNA RECOMBINANTE.
A manipulação genética compreende quatro fases: escolha do fragmento de DNA a ser utilizado, corte deste fragmento, sua transferência e inserção no genoma de determinada célula e, finalmente, seleção das células que possuem as moléculas do clone desejado. As enzimas de restrição são responsáveis pela fragmentação do DNA e estes fragmentos podem ser usados para determinar a ordem dos genes em cromossomos, analisar sua estrutura química e a de regiões do DNA que regulam as funções genéticas, além de possibilitar a criação de novas combinações de genes
As enzimas de restrição ou endonucleases de restrição reconhecem uma seqüência de bases específica na dupla hélice geralmente e cortam ambas as fitas da hélice em lugares determinados. A clivagem do DNA por essa enzima cria fragmentos de DNA com extremidades complementares, de fitas simples, adesivas que são unidas pela DNAligase e pode ser feita em um tubo de ensaio o que permite a manipulação do DNA recombinante pelo homem.
São divididas em várias classes, dependendo da estrutura, da atividade e dos sítios de reconhecimento e