Centrai hidricas

884 palavras 4 páginas
CARACTERIZAÇÃO DAS CENTRAIS HÍDRICAS

➢ Introdução Previa

O que caracteriza as centrais eléctricas no seu global é a sua capacidade de produzir energia através da utilização de uma fonte de energia primária para fazer girar, (mediante água, vapor ou gás), as pás de uma turbina, ou outra máquina primária, que por sua vez faz girar uma grande bobina no interior de um campo magnético, produzindo electricidade.
Existem três tipos de centrais clássicas: as hídricas na qual se produz energia eléctrica a partir da energia potencial e cinética das águas dos rios e lagos, recurso energético renovável, teoricamente inesgotável, pois circula na natureza em circuito fechado, as térmicas convencionais onde efectua a transformação da energia térmica em energia mecânica (rotação das turbinas) e desta em energia eléctrica. A energia térmica é obtida através de combustíveis fósseis e as nucleares que aproveita a energia contida em elementos radioactivos.
Ainda dentro destes 3 tipos existem subclasses para as centrais tais como centrais de base que se designam como centrais principais, diagrama de cargas constante, as centrais de ponta destinadas a cobrir procura nas horas de ponta, devem entrar em serviço rapidamente bem como responder prontamente aos aumentos de potência, as centrais de Reserva que substituem, total ou parcialmente, as centrais de base em caso de avaria ou beneficiação, as centrais de emergência ou socorro de pequena potência, económicos e de arranque rápido, alimentam o sistema em caso de falha, instalações fixas ou móveis (geralmente, motores diesel) e por ultimo as centrais de bombagem ou armazenamento aptas a elevarem a água do rio para uma represa , a cota superior. Neste trabalho iremos abordar com mais detalhe as Centrais Hidroeléctricas.

LOCALIZAÇÃO

As centrais hídricas em termos de localização são centrais com critérios específicos, pois necessitam da sua energia primária (água), que de acordo com a filosofia geológica só

Relacionados

  • ÁGUAS CONTINENTAIS
    12794 palavras | 52 páginas
  • Manual de técnicas de projetos
    167508 palavras | 671 páginas
  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas
  • Resumo
    413191 palavras | 1653 páginas