Cenarios de negocios
(http://cio.uol.com.br/noticias/2012/09/07/brasil-sobe-cinco-posicoes-em-ranking-de-competitividade-do-world-economic-forum)
Da Redação *
Publicada em 07 de setembro de 2012 às 11h08
País saiu do 53º para o 48º lugar e foi o único entre os integrantes do Bric que avançou no estudo global
Nesta quinta-feira, 6/9, ao anunciar a redução da tarifas de energia em pronunciamento à nação por ocasião do Sete de Setembro[->0], a presidente Dilma Rousseff ressaltou que o modelo de desenvolvimento tem se apoiado em três palavrinhas mágicas: estabilidade, crescimento e inclusão. E que para tornar esse modelo mais vigoroso e abrir este novo ciclo de desenvolvimento, o governo pretende incorporar a esse tripé, a partir de agora, uma nova palavra: competitividade.
Na véspera, 5/9, a divulgação pelo Movimento Brasil Competitivo do ranking de competitividade global elaborado pelo World Economic Forum (WEF) já havia mostrado que, entre os países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil foi o único que conseguiu subir posições. Em 2011, o País ocupava o 53º lugar entre os países mais competitivos do mundo e ocupa agora a 48ª posição.
Entre os mercados emergentes, a República Popular da China continua a liderar o grupo do Brics, mas caiu três posições em relação ao ano passado, passando da 26ª para a 29ª posição. A África do Sul ocupa, atualmente, o 52º lugar, seguida pela Índia (59º) e pela Rússia (67º).
O líder do ranking continua sendo a Suíça, seguida por Cingapura, Finlândia, Suécia, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Hong Kong e Japão.
O ranking de competitividade é elaborado a partir de pesquisas de opiniões e percepções com 14 mil empresários em 144 países no mundo. O relatório de Competitividade Global destaca que o Brasil aparece agora entre as 50 economias mais competitivas do ranking, e que a melhora de posição acontece "apesar do