Cementação Mecanica
CEMENTAÇÃO
Belo Horizonte, Outubro 2014
CEMENTAÇÃO
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Tratamento Térmico , no Curso de Engenharia Mecânica, na Faculdade Pitágoras .
Belo Horizonte,Outubro de 2014
SUMÁRIO
1. RESUMO 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. DESENVOLVIMENTO 6
3.1. CEMENTAÇÃO 6
3.2. PROCESSO CEMENTAÇAÕ 7
3.3. CEMENTAÇÃO SÓLIDA 8
3.4 CEMENTAÇÃO LIQUIDA 9
3.5 CEMENTAÇÃO GASOSA 9
3.6 CEMENTAÇÃO VÁCUO 10
4. CEMENTAÇÃO PLASMA 10
5. TRATAMENTO TÉRMICO 11
4.1 TEMPERA DIRETA 11
4.2 TEMPERA SIMPLES 11
4.3 TEMPERA DUPLA 11
5. ARTIGO- PROCEDIMENTO DE AÇO 1020 CEMENTADO 12
6. CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1. RESUMO
Tratamentos termoquímicos são métodos que propõem a junção por difusão de carbono, nitrogênio e outros, na superfície do aço. São tratamentos cuja finalidade é o endurecimento superficial. Sendo denominado termoquímico, pois a difusão dos elementos no aço apena é válida em altas temperaturas. O propósito dos tratamentos termoquímicos é alcançar propriedades como: aumento de dureza, resistência a fadiga, resistência a corrosão, resistência ao desgaste da superfície.
Neste trabalho foi abordado forma de tratamentos termoquímicos que é a cementação. Na cementação ocorre a incorporação de carbono na superfície do aço, acarretando no aumento da dureza do aço.
2. INTRODUÇÃO
Um processo de endurecimento superficial muito utilizado na fabricação de roletes de rolamento, buchas, engrenagens, etc. Este método ocorre através do aquecimento da peça, na qual é introduzido carbono em sua superfície. Tal ocorrência provocará o aumento do teor de carbono na camada superficial, conseqüentemente a dureza da peça será elevada. Os