Celulas
Célula caracterizada por possuir um núcleo individualizado, delimitado por um invólucro celular que encerra omaterial genético.
As células eucarióticas têm uma organização estrutural complexa. Apresentam um conjunto de organeloscelulares, possuindo um complexo sistema membranar interno (retículo endoplasmático, mitocôndrias, aparelhode Golgi, cloroplastos, etc.)
Encontram-se representadas em quase todos os grupos de seres vivos, desde as formas de vida maiscomplexas a seres unicelulares.
As células vegetais e as células animais, dois tipos de células eucarióticas, distinguem-se com base na presençaou ausência de certos organelos. A parede celular, os plastos e os vacúolos, por exemplo, são organelos que seencontram nas células vegetais, mas estão ausentes nas células animais. Os centríolos surgem apenas nascélulas animais.
O que sabemos sobre a evolução? As espécies mudam com o decorrer do tempo. Hoje existem aproximadamente dois milhões de espécies de organismos vivos sobre a Terra, incluindo bactérias, fungos, plantas e animais. Todas elas procedem de um antepassado comum, conforme uma grande quantidade de provas biológicas reunidas por estudos científicos. Porém, não é a mesma variedade de organismos vista há milhões de anos, quando havia espécies muito diferentes das atuais e outras que desapareceram. A teoria da evolução trata das evidências da origem dos seres vivos e das mudanças lentas e graduais que sofreram desde seu aparecimento até os dias atuais.
1. Os organismos evoluem e se modificam
Até o começo do século XVIII, aceitava-se a teoria da não mutação, que considerava todos os seres vivos imutáveis ao longo do tempo. No século XIX, quando essa teoria já era difícil de ser sustentada, o naturalista francês Georges Cuvier propôs que os fósseis correspondiam a organismos extintos e que a Terra tinha sido povoada por uma série de animais e plantas diferentes dos atuais. Mais tarde, surgiram várias