Teste
Rafael Mario Henrique da Silva
Ensino Médio – 1º Ano D – Nº 31
O Surgimento da Química
São Paulo, SP.
1º de Abril de 2013
A Química talvez tenha começado quando o homem pré-histórico conseguiu pela primeira vez produzir o fogo (observemos que as combustões são reações químicas importantes, até hoje). Com o fogo, o homem pré-histórico se protegeu do frio, iluminou sua caverna, afugentou os animais e aprendeu a cozer seus alimentos, conseguindo assim aumentar suas condições de conforto, de segurança e de sobrevivência diante dos animais. Gradativamente, foi aprendendo a cozer o barro para produzir vasos e potes, a produzir tintas, utensílios e com o próprio corpo a extrair medicamentos das plantas para amenizar suas enfermidades, e assim por diante.
O homem passou pelas "idades" da pedra, do bronze e do ferro sempre inventando, transformando e produzindo novos materiais.
Os egípcios, muito antes de Cristo, já haviam atingido um alto grau de desenvolvimento e trabalhavam com o ferro, o ouro, a prata e outros metais; eles fabricaram o vidro, o papiro para a escrita; sabiam curtir o couro e extrair corantes, medicamentos e perfumes das plantas; fabricavam bebidas fermentadas semelhantes à cerveja etc. Também, não podemos esquecer que, na conservação de suas múmias, os egípcios atingiram níveis de perfeição que são admirados até hoje.
Já os gregos da Antiguidade, através de uma filosofia muito elaborada, tentaram várias explicações sobre as coisas da Natureza. Uma delas consistia em dizer que tudo o que existia no Universo era formado pela reunião de quatro elementos: terra, água, fogo, e ar. Outra ideia extraordinária foi a de que todos os materiais do Universo eram formados por pequenas partículas invisíveis, os átomos, ideia esta que veio a renascer e se firmar na Química, muitos séculos depois. Enfim, os filósofos gregos já começaram a se preocupar com a existência de um mundo microscópico, que não