CELULAS
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS:
De acordo com a Citologia, os serres vivos são classificados em celulares e acelulares (vírus).
AS CÉLULAS:
Dependendo do grau de evolução, os seres vivos podem ser formados por células
PROCARIÓTICAS (seres procariontes – bactérias e cianobactérias) ou células EUCARIÓTICAS (seres eucariontes – maioria dos seres vivos).
CÉLULAS PROCARIÓTICAS – CARACTERÍSTICAS:
As células procarióticas são simples, constituídas por uma membrana de revestimento, a membrana plasmática, e apenas um compartimento interno, o citoplasma. A célula procariótica não apresenta uma estrutura nuclear definida, ou seja, não possui um núcleo individualizado. O citoplasma é preenchido por uma substância homogênea denominada hialoplasma, na qual se encontram os ribossomos (pequenos orgânulos formados por RNA e proteínas), responsáveis pela síntese protéica da célula. Ainda no hialoplasma está o nucleóide, região que concentra o cromossomo (material genético), formado exclusivamente de DNA e, geralmente, de forma circular.
CÉLULAS EUCARIÓTICAS – CARACTERÍSTICAS:
As células eucarióticas apresentam três compartimentos: membrana, citoplasma e núcleo. O núcleo é revestido de uma membrana (carioteca) e contém em seu interior os cromossomos e o nucléolo. No citoplasma, são encontradas várias estruturas com funções específicas.
REVETIMENTOS CELULARES:
GLICOCÁLIX: observado apenas em células animais, é um envoltório formado de moléculas de glicídios (açúcares) frouxamente entrelaçados. Os açúcares que formam o glicocálix retêm nutrientes, enzimas e outras proteínas, constituindo ao redor da célula, uma camada de composição química para cada ser vivo. Essa composição exclusiva faz com que uma célula reconheça outras células vizinhas, permitindo assim a sua união para a formação dos tecidos. Faz também com que o sistema de defesa não ataque as próprias células do corpo.
MEMBRANA PLASMÁTICA OU PLASMALEMA:
Finíssima membrana que reveste todos os tipos