Geografia - Recursos do Subsolo
OS RECURSOS DE QUE A POPULAÇÃO DISPÕEM
O que se entende por Recurso? (pág. 100)
Os bens utilizados pela humanidade para satisfazer as suas necessidades de sobrevivência e de desenvolvimento designam-se por recursos, estes podem ser renováveis ou não renováveis.
Consideram-se recursos naturais todas as riquezas proporcionadas pela natureza.
Recursos de Subsolo:
Nos Recursos do Subsolo, integram-se os Recursos Minerais e os Recursos Energéticos:
Os recursos minerais forma-se no subsolo, gerando acumulações nas jazidas de minerais, estas acumulações serão extraídos pela industria extrativa. Os recursos minerais são pedras / rochas que têm como destino a indústria.
Os recursos minerais são divididos em 3 grupos, os Minerais Metálicos, os Minerais Não Metálicos, as Rochas Ornamentais e os Agregados.
Os recursos energéticos são utilizados para produzir eletricidade, calor ou para movimentar veículos / máquinas (ex: carvão, gás natural e petróleo).
Outros Recursos:
Os recursos hídricos dizem respeito à disponibilidade da água à superfície (rios, lagos etc.). A sua utilização serve para abastecer populações e para exportar.
Os recursos biológicos são disponibilizados pela vegetação existente na superfície (ex: madeira, plantas medicinais e biomassa).
As principais produções com recursos do subsolo em Portugal (pág. 102)
A extração de minerais é uma atividade há muito usada em Portugal. Começou a ganhar importância na primeira metade do séc. XIX.
Na primeira metade do séc XX, e sobretudo no período da Segunda Guerra Mundial, houve uma grande procura volfrâmio e de estanho, isso levou a um aumento na exploração no território português e na exportação.
Na segunda metade do séc XX a exploração mineira alargou-se para substâncias como o urânio e o cobre.
Na última década do séc XX, a indústria extrativa valorizou-se bastante em termos de valor de produção, isso deveu-se à valorização da cotação internacional de minerais e ao incremento na