celulas
Schleiden & SchwannIntrodução:
Pretende-se transmitir, como base de partida, os conceitos fundamentais da célula como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Serão abordadas as principais características das células procarióticas e eucarióticas, bem como disponibilizados dados fundamentais sobre a microscópica organização estrutural da célula. Pretende-se salientar a importância celular no mundo vivo, distinguir os vários tipos de células existentes e os seus constituintes.
Objectivos:
- Divulgar a história da célula.
- Dar a conhecer as dimensões reduzidas da célula.
- Revelar a importância das células na estrutura dos seres vivos.
- Estudar a unidade estrutural e funcional da célula.
- Diferenciar os vários tipos de células.
- Distinguir os vários constituintes da célula.
Desenvolvimento:
É um dos alicerces fulcrais da Biologia o facto de que todos os seres vivos são formados por células.
As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos, podem ser comparadas a grãos de um castelo de areia, sendo cada grão uma célula.
A célula representa a menor fracção de matéria viva capaz de se duplicar independentemente.
A história da célula:
A descoberta da célula está intimamente ligada à invenção do microscópio. Devido às suas dimensões extremamente reduzidas é impossível visualizar a maior parte das células a olho nu. Em 1590 Jansen inventou o micróscopio; 75 anos mais tarde Robert Hook fazendo uso deste magnifico utensílio examinou cortiça e introduziu o termo “célula”. Em 1676 Antoni Van Leeuwenhoek visualizou pela primeira vez bactérias; posteriormente no decorrer dos anos 1838 e 1839Schleiden e Schwann surgiram com a “teoria celular”; no ano seguinte Purkinje chamou ao conteúdo das células “protagonista”, porem mais tarde este nome viria a ser alterado para “citoplasma”. Em 1866 Haeckel revelou que o núcleo da célula é o organelo responsável pela transmissão dos caracteres