celulas
Introdução
Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança e, segundo este autor, a inteligência constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estágios ou etapas. Dedicou-se a escrever a evolução do funcionamento cognitivo da criança a partir da observação direta. A finalidade buscada é a adaptação do indivíduo ao meio. Neste trabalho, serão apresentados conceitos que permitem compreender os processos de adaptação e as fases de desenvolvimento da criança no estágio operatório concreto. A idade média de sete anos, que coincide com o começo da escolaridade da criança marca uma modificação decisiva no desenvolvimento motor, afetivo, social, e mental.
Considerações finais
A referência deste nosso estudo foi a teoria de Piaget cujas proposições nucleares dão conta de que a compreensão do desenvolvimento humano equivale à compreensão de como se dá o processo de constituição do pensamento lógico-formal, matemático. Tal processo, que é explicado segundo o pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer, envolve mecanismos complexos e intrincados que englobam aspectos que se entrelaçam e se complementam, tais como: o processo de maturação do organismo, a experiência com objetos, a vivência social e, sobretudo, a equilibração do organismo ao meio.
Em face às discussões apresentadas no decorrer do trabalho, cremos ser lícito concluir que as idéias de Piaget representam um salto qualitativo na compreensão do desenvolvimento humano, na medida em que é