Celulas Eucarióticas
As células eucariontes são assim chamadas em virtude da presença da membrana nuclear (antigamente chamada carioteca), que delimita a região denominada núcleo. O material genético dessas células encontra-se dentro do núcleo, isto é, separado fisicamente do citoplasma da célula.
As células eucariontes são encontradas, normalmente, em organismos considerados mais complexos, ou seja, os seres vivos eucariontes possuem frequentemente exemplares pluricelulares e até mesmo com organização tecidual, como o ser humano.
Protozoário unicelular: ameba
Os organismos eucariontes estão organizados nos Reinos Protista, Fungi, Vegetal e Animal. Os protozoários unicelulares são os seres eucariontes mais complexos que podemos encontrar. O nível de complexidade desses eucariontes é impressionante, sendo que, na maioria das vezes, realizam as mesmas atividades desempenhadas por órgãos especializados, encontrados nos eucariontes pluricelulares.
Resumidamente, as células eucariontes possuem a seguinte organização:
Núcleo delimitado pela membrana nuclear: essa membrana, semipermeável, possui inúmeros poros que permitem a comunicação entre o núcleo e o citoplasma;
Organelas membranosas, como retículos endoplasmáticos (liso e rugoso), mitocôndrias, complexos golgiense, cloroplastos, entre outras, que permitem metabolismo mais complexo;
Presença ou não de parede celular, dependendo do organismo a qual pertence a célula.
As células eucariontes melhores estudadas até o momento são as presentes nos organismos vegetais e animais, que serão abordadas nas páginas seguintes.
Células Procarióticas
As células procariontes são assim chamadas em virtude da ausência da membrana nuclear (antigamente chamada carioteca). Por esse motivo, o material genético, que é normalmente composto por apenas um filamento de DNA circular, encontra-se emaranhado no citoplasma da célula.
Outra característica dessas células é o fato de não apresentarem organelas membranosas,