CELULAS EUCARIONTES
FOLHA DE QUESTÕES
Nas células eucarióticas o DNA está contido em um compartimento limitado por membrana, o núcleo. Além do núcleo, as células apresentam membranas internas que delimitam diferentes compartimentos, especializados em diferentes atividades celulares, como síntese, secreção, digestão, armazenamento, transporte interno e transformação de energia. A forma da célula, bem como a composição do citoplasma, ou seja, as organelas presentes e o volume citoplasmático ocupado por cada uma, varia de acordo com o tipo celular, sua função e o seu grau de atividade.
Nesta atividade avaliativa (AA1), você deverá fazer uma descrição detalhada da morfologia e composição de uma determinada célula, correlacionando com a função desta no organismo. Você poderá escolher qualquer célula do corpo humano, de qualquer órgão e de qualquer tecido (exceto o eritrócito). Segue exemplo:
Os eritrócitos (hemácias) são as células sanguíneas especializadas no transporte de oxigênio. São anucleadas e não possuem organelas. Apresentam formato bicôncavo, mantido por proteínas do citoesqueleto ligadas à membrana plasmática. O formato bicôncavo e a ausência de organelas as tornam muito flexíveis, o que favorece seu deslocamento no interior dos capilares. A maior parte do volume celular está ocupada pela proteína hemoglobina, à qual o oxigênio se liga para ser transportado. A hemoglobina é sintetizada durante a eritropoese (processo de formação dos eritrócitos na medula óssea) em ribossomos livres, pois está destinada a permanecer no citossol. Além da hemoglobina, o citossol possui as enzimas glicolíticas da via anaeróbia para a produção de ATP. Os eritrócitos permanecem na corrente sanguínea por, aproximadamente, 120 dias. São removidos por fagocitose ou hemólise no baço e no fígado. São substituídos pelos reticulócitos (eritrócitos jovens), que completam a síntese da hemoglobina em 1 ou 2 dias após entrarem na circulação.
LEIA ATENTAMENTE OS