Celula
http://www.biomaniacos.com.br/2009/11/estrutura-celular
Basicamente, uma célula pode ser formada por núcleo e organelas mergulhadas em uma substância gelatinosa conhecida como citoplasma e revestida por uma membrana lipoprotéica chamada Membrana Plasmática.
Em algumas células podemos encontrar um revestimento externo à membrana plasmática, como é o caso da parede celular. A presença ou quantidade das organelas e do núcleo dependerá do tipo celular, por exemplo, as bactérias não possuem organização nuclear, enquanto que células da musculatura humana apresentam vários núcleos.
Membrana Plasmática
Envoltório celular presente em todos os tipos de células. Segundo o modelo do mosaico fluido, a membrana plasmática é formada por duas camadas de fosfolipídios com proteínas mergulhadas.
As proteínas servem como portões, controlando a entrada de partículas maiores dentro da célula, como açucares, aminoácidos e proteínas. Então podemos considerar que a membrana plasmática possui permeabilidade seletiva, ou seja, apenas algumas substâncias passam por ela.
Envoltórios externos à membrana plasmática
Dos envoltórios externos à membrana plasmática temos o glicocálix, a parede celular e as capsulas:
Glicocálix: Presentes em células animais e de muitos protistas. É uma camada frouxa de glicídios, associados a lipídios e às proteínas da membrana. Possui várias funções:
*Da maior resistência para a membrana plasmática, contra agentes físicos e químicos.
*Confere as células a capacidade de se reconhecerem.
*Retém nutrientes e enzimas ao redor da célula.
Parede celular: Presentes na maioria das bactérias, nas cianobactérias, em alguns protistas, nos fungos e nas plantas. É uma estrutura semi-rígida e não interfere na entrada e saída de nutrientes da célula. A composição da parede celular vária com o grupo a que pertence:
*Bactérias e cianobactérias: é formada por uma substância comum dos procariontes, as peptideoglicanas,