Celula
INTRODUÇÃO
As células são componentes fundamentais de todos os organismos vivos. Cada célula dá estrutura e funcionamento aos seres vivos do qual ela faz parte, ou seja, a célula é a unidade morfofisiológica dos seres vivos. Os menores organismos são unicelulares e microscópicos, enquanto que os organismos maiores são pluricelulares.
Os seres unicelulares, evidentemente, não formam tecidos, mas podem constituir colônias, ocorrendo em grande quantidade em todos os ambientes.
Os seres multicelulares podem ser compreendidos como uma complexa
"edificação" onde células semelhantes se agrupam formando tecidos, e estes, os órgãos.
O ser humano apresenta muitos tipos de células, que diferem em tamanho, forma e função. Estes inúmeros tipos celulares se organizam e formam os tecidos, assim, temos os tecidos nervoso, muscular, adiposo, etc.
Existem duas classes de células:
Procariontes:
pro=primeiro;
cario=núcleo.
Não
apresentam
membrana
separando o núcleo do citoplasma. Os seres vivos que têm células procariontes são denominados procariotas. Ex.: Escherichia coli (bactéria).
Eucariontes: eu=verdadeiro; cario=núcleo. Apresentam núcleo individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear. Estas células apresentam duas partes morfologicamente bem distintas: citoplasma e núcleo, entre os quais existe um trânsito constante de moléculas diversas, nos dois sentidos.
Estrutura Geral das Células
Todas as células apresentam uma mesma estrutura formada de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
NÚCLEO
O núcleo nos organismos eucariontes, ou nucleoide, nos organismos procariontes é a região onde se localiza o material genético. Com poucas exceções
(como as hemácias dos mamíferos) todas as células vivas possuem um núcleo ou um nucleoide, onde o genoma (conjunto total de genes de um organismo) é armazenado.
As moléculas de DNA (ácido desoxirribonucleico) são muito longas e ficam
compactadas