Celula vegetal
A Tradescantia pallida é uma planta pertencente ao gênero Tradescantia, da família Commelinaceae. Originária do México, possui ciclo de vida perene, filotaxia alterna, cor roxa com tons esverdeados, comflores na cor rosa protegidas por brácteas roxas e tem ainda a presença de tricomas (pequenos pelos). Pela grande abundância de estômatos em sua parte abaxial, permite fácil visualização em microscópio, sendo por isso, amplamente utilizada para práticas laboratoriais.
As células estomáticas estão distribuídas por toda a planta, sua função épromover a transpiração vegetal, assim como as trocas gasosas com o ambiente, esse processos são realizados através do estômato, o qual é uma estrutura formada por células estomáticas ou guardas que delimitam uma abertura chamada ostíolo ou fenda estomática. Células subsidiárias ou companheiras são as que delimitam as fronteiras do estômato. Nas células guardas são encontrados os cloroplastos, que são responsáveis pela fotossíntese.
PREPARO DE LÂMINAS PERMANENTES
A.INTRODUÇÃO
As lâminas permanentes têm por objetivo a utilização do material por longos períodos de tempo, no qual serão preservadas suas estruturas celulares.
Para que se possa realizar o estudo histológico de órgãos, de tecidos, de células e conservar as características morfo-fisiológicas da célula viva, faz-se necessário a confecção de lâminas permanentes. Essas têm por objetivo a utilização do material por longos períodos de tempo, no qual serão preservadas suas estruturas celulares.
Serão observadas ao microscópio óptico com clareza e nitidez, para isso, torna-se necessário um conjunto de etapas pelas quais os materiais de estudo precisam passar.
1 - OBTENÇÃO DO MATERIAL
a) Faça uso de luvas para pegar o animal (camundongo).
b) Com algodão embebido em éter etílico anestesia-se o mesmo (Fig. 1).
c) Prenda-o em uma placa de cortiça sempre deixando o algodão bem próximo de suas narinas (fig. 2).
d) Cuidadosamente com o auxilio de