celula vegetal
É semelhante a célula animal, mas contém algumas organelas diferentes da célula animal, como a parede celular, vacúolos e os cloroplastos. Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo, mitocôndrias, lisossomos e plastos e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas. Os tecidos vegetais todos têm origem em tecido embrionário, o meristemático. Existem dois tipos:
Primários: são originados diretamente das células do embrião.
Secundários: são originados de células já diferenciadas que retornam ao estágio embrionário. Isso ocorre porque as células vegetais são capazes de se desdiferenciar, ao contrário das células animais em que há diferenciação definitiva de todos os tecidos no embrião. Eles também são chamados de tecidos jovens, os tecidos originados dos meristemas são chamados de tecidos adultos.
Plasto: É originado do protoplastídeo e tem configurações diferentes, com várias finalidades:
Cloroplastos são plastos de clorofila, responsáveis pela fotossíntese.3 Só são encontrados em células expostas à luz. São formados por uma membrana externa e uma interna que sofre imaginações formando sacos empilhados, os tilacóides. Alguns se dispõem uns sobre os outros formando uma pilha chamada granum (plural = grana). A matriz interna é chamada de estroma e pode conter grânulos de amido espalhados por ele. São derivados doscromoplastos. Cloroplastos possuem seu próprio DNA e ribossomos, são relativamente independentes do resto da célula (principalmente do núcleo).
Cromoplastos são plastos coloridos (contêm pigmentos) de estrutura irregular e de maneira expassa que dão origem aos cloroplastos. Seus principais pigmentos são