Celula Vegetal Anderson
Cloroplastos: São os plastos mais conhecidos e apresenta à coloração verde grácas a presença de clorofila. Há também á presença de carotenoides, pigmentos que variam do amarelo ao vermelho, porém são mascarados pela clorofila. E nessas organelas ocorre o processo de fotossíntese, que é responsável pela produção de glicose para a planta.
Os cloroplastos apresentam-se revestido por uma dupla membrana formada por proteínas e lipídios, assim como os outros plastídios.
Cromoplastos: São plastídios que sintetizam carotenoides, sendo eles os responsáveis pela coloração de flores, frutos, raízes e folhas que apresentam tons de amarelo a vermelho.
Diferentemente dos cloroplastos os cromoplastos não participam do processo de fotossíntese. Podemos relaciona-los com a função de atração de polinizadores.
Leucoplastos: São plastos que não apresentam nenhum tipo de pigmento, sendo encontrados normalmente em partes da planta que não estão contados direto com a luz.
As substâncias que sintetizam, eles são denominadas em: Amiloplastos (produzem amido), proteinoplastos (produzem proteínas) e elaioplastos (produzem substâncias lipofílicas).
Substância ergásticas: Produtos do metabolismo celular. Podem ser material de reserva ou produtos descartados pelo metabolismo da célula.
Encontrados na parede celular e nos vacúolos, além de outros componentes protoplasmáticos.
As mais conhecidas são: amido, celulose, corpos de proteína, lipídios, cristais de oxalato de cálcio (drusas, refides, etc.).
Também são ergáscas as substâncias fenólicas, resinas, gomas, borracha e alcaloides.
Referencias: MEMOREX POSITIVO (Livro de vestibular).