CELSO ANTONIO - ADM. PÚBLICA - UFF
Questão1
R) O ambiente de tarefa nas empresas e instituições, segundo SILVA (2005, P. 56), está relacionado com os fatores que interagem diretamente com as mesmas, como clientes, consumidores, agências reguladoras, grupos de interesse especial e fornecedores.
O AMBIENTE DE TAREFA NA CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ
Os principais clientes, no vários países onde a construtora está presente, são órgãos governamentais, nas suas diversas esferas. (clientes externos)
Como consumidores importantes da construtora, podemos destacar os beneficiados do programa MINHA CASA, MINHA VIDA, que adquirem os imóveis construídos. (consumidor final)
E seu ramo de atividades, a HOLDING, possui inúmeras empresas, e também, presta serviços para os órgãos governamentais, portanto, está obrigada a cumprir as diretrizes de várias agências reguladoras. Aqui, destacamos duas importantes agências reguladoras, que fiscalizam suas atividades, ANEEL – ANATEL.
PRINCIPAIS CONCORRENTES:
No seguimento, estão concorrentes de peso, como a CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRETCH, a CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO, a DELTA ENGENHARIA, a CONSTRUTORA MENDES JÚNIOR e muitas outras, sem contar com as principais construtoras dos países desenvolvidos.
Questão2
R) Conforme destacado por Trigueiro (2009) o MICROAMBIENTE se relaciona principalmente com os fatores que sofrem um controle mais direto da organização, sobretudo, sua estrutura organizacional, recursos humanos, proprietários, administradores, suas diretrizes, tecnologia e cultura.
CARACTERÍSTICAS DO MICROAMBIENTE DA CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ;
Seu microambiente de estrutura organizacional complexa, constitui-se de vários segmentos, a saber:
CONSELHO DA ALTA ADMINISTRATIVO – Composto pelos sócios-proprietários.
Funções e responsabilidades: dirigir os rumos da empresa, a longo prazo, estabelecendo sólidas diretrizes para o êxito da organização.
VICE-PRESIDÊNCIA E DIRETORIAS – Escolhidos pelo conselho da alta administração.