Celestamine
Nome do principio ativo: Maleato de Dexclorfeniramina + Betametasona
Formas farmaceuticas: Líquido e comprimido.
Veículo: Comprimidos – Cada comprimido contém 2 mg de maleato de dexclorfeniramina e 0,25 mg de betametasona. Componentes inativos: gelatina, amido, lactose, estearato de magnésio e corante vermelho FDC no 3. Xarope – Cada 5 ml contêm 2 mg de maleato de dexclorfeniramina e 0,25 mg de betametasona. Componentes inativos: propilenoglicol, sacarose, sorbitol, benzoato de sódio,ácido cítrico, cloreto de sódio, aroma artificial de morango e água.
Vias de administração: Solução oral
Indicações:é indicado no tratamento adjuvante das afecções alérgicas do aparelho respiratório e nas afecções alérgicas inflamatórias oculares.
Contra-indicações: Não ser usado em crianças abaixo de 2 anos.Em crianças de menor idade, a dose deverá ser ajustada de acordo com a gravidade da doença ao invés da idade ou pelo peso corporal.
É recomendada cautela em pacientes idosos, pois eles são mais suscetíveis às reações adversas.
Uso na gravidez e lactação – A utilização de CELESTAMINE, durante a gravidez elactação, deve ser analisada pesando-se os riscos e os benefícios potenciais que possam advir de seu uso.
É contra-indicado para pacientes com infecção sistêmica por fungos, em prematuros e recém-nascidos, nos pacientes que estejam recebendo terapia com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) e nos que demonstrarem hipersensibilidade a qualquer dos componentes de sua fórmula ou a fármacos de estrutura química similar.
Mecanismo de acão: Antiflamatório esteróide e Anti-histamínico.
Interações medicamentosas e alimentares: uso concomitante de fenobarbital, fenitoína, rifampicina ou efedrina pode aumentar o metabolismo dos corticosteróides, reduzindo seus efeitos terapêuticos.O uso concomitante de corticosteróide com diuréticos depletores de potássio pode agravar a hipocalemia. Uso do alcool pode pode resultar em aumento da