CEL ANIMAL
Membrana plasmática
Ribossomos
Centríolos
Complexo de Golgi
Ribossomos
Retículo endoplasmático
Lisossomos
Mitocôndria
As células são a unidade fundamental da vida, sendo encontradas em todo e qualquer ser vivo. A maioria das células são tão pequenas, que é necessário juntar milhares para cobrir a área de um centímetro quadrado. As unidades de medida são o micrômetro (µm), o nanômetro (nm) e o angstrom (Å). Apesar de pequenas, no interior delas encontramos estruturas menores ainda trabalham juntas para mantê-las vivas: as organelas celulares
Células - rins, pele e fígado (30 µm em média);
Hemácias (entre 5 µm e 7µm);
Óvulo - 0,1 mm
Citologia Em 1663, o cientista inglês Robert Hooke dedicou-se à observação da estrutura da cortiça, para tentar descobrir o que fazia dela um material tão leve e flutuante. Então, teve a idéia de cortá-la em fatias finas o bastante para que pudessem ser observadas ao microscópio*. Através das lentes de aumento, ele constatou que a cortiça era formada por um grande número de cavidades, que ele chamou de “células”. Porém apenas em 1839 Schleiden e Schwann, através de suas observações, estruturaram a Teoria Celular, aonde é dito que cada ser vivo é constituído por unidades fundamentais: as células. Assim, desenvolveu-se a citologia (ciência que estuda as células), importante ramo da Biologia. As células provêm de outras preexistentes. As reações metabólicas do organismo ocorrem nas células.
Composição
Água - Essencial para o funcionamento da célula. É responsável por 70% do volume celular e atua em todos os processos bioquímicos da célula. Atua como solvente e no transporte de diversas moléculas através da membrana e pelo citoplasma.
Sais minerais - Importantes reguladores químicos. Na+, Ca2+, K+ e Cl- são alguns dos principais reguladores químicos da célula, importantes no transporte transmembrana, nas sinapses de células neuronais, entre outros.