Cefaleias mtc
As dores de cabeça, ou cefaleias, são um dos tipos mais comuns de dor e só raramente são sintoma de distúrbio subjacente grave. A dor de cabeça não tem origem no cérebro mas nas meninges, no couro cabeludo, nos vasos sanguíneos e músculos. A dor é produzida por tracção ou distensão destas estruturas.
As cefaleias podem ser sentidas em toda a cabeça ou apenas numa parte - por exemplo, na nuca, na testa numa das têmporas, podendo por vezes deslocar-se de uma para outra parte da cabeça. Podem ser superficiais ou profundas, pulsáteis ou constantes e acompanhadas ou precedidas por náuseas, vómitos e perturbações visuais ou sensitivas.
Etiologia e Patogenia
1. Dor de cabeça contraída externamente
Bloqueio dos meridianos localmente devido a estilo de vida irregular e contracção externa de vento, frio e humidade-calor. O vento é considerado como o principal factor; facilmente se combina com outros factores patogénicos epidémicos para causar problemas. A combinação de vento e frio pode causar retenção de frio e estase de sangue; a combinação de vento e calor pode subir para perturbar a cabeça; a combinação de vento e calor pode perturbar o cérebro, obstruir o yang claro e provocar cefaleia.
2. Dor de cabeça por lesão interna
“O cérebro é o mar das medulas” e como tal depende da nutrição da essência e do sangue por parte dos órgãos e do qi das vísceras. A dor de cabeça por lesão interna tem uma relação próxima com o Fígado, o Baço-Pâncreas e o Rim. As emoções podem fazer com que o Fígado falhe na dispersão do livre fluir do qi, provoca estagnação do qi do fígado que se transforma em fogo, ascendendo para perturbar a cabeça; um excesso de yang por deficiência de yin do fígado e do rim levam a uma hiperactividade do yang do fígado; dieta imprópria, excesso de trabalho/cansaço ou doenças crónicas podem danificar o baço e o estômago lesando a função de transporte e transformação do baço e resultando em produção de fleuma que sobre e perturba a cabeça; o