CEEP PROFESSORA MARIA DO ROS RIO CASTALDI
370 palavras
2 páginas
CEEP PROFESSORA MARIA DO ROSÁRIO CASTALDINome: Francielle Silva Gardin nº 18 4º ADM
Disciplina: Sociologia Profº Edson
O MUNDO PÓS-MODERNO:
A CONDIÇÃO SOCIAL
Síntese baseada na entrevista de Zygmunt Bauman
Londrina
2013
A pós-modernidade foi uma transição da sociedade de Produção para a sociedade de Consumo e, por outro lado houve o processo de fragmentação da sociedade.
Identidade
No mundo de hoje você precisa criar sua própria identidade, começar do zero e passar a sua vida inteira redefinindo essa identidade em busca de seu ideal.
Hoje todo mundo depende um do outro, de certa maneira, cada fato ocorrido, sendo você participante ou não, influencia sua vida.
Democracia (os riscos dessa política)
O Estado não tem condições de cumprir todas as promessas, e as pessoas passam a criticar e duvidar desse método, isso porque o Estado não faz o que devia fazer. Percebe-se que a Democracia é uma noção que adquire diferentes formas com o passar da história.
Democracia Global
Uma democracia Global talvez fosse a solução, porém não sendo comandadas por instituições maiores, instituições essas que adaptaram-se às suas próprias necessidades. Deve-se haver cooperação entre duas autonomias.
A ágora pós-moderna
Ao olhar para a massa de hoje em dia, vemos que eles não discutem o bem-estar da sociedade, pelo contrário, discutem problemas privados e íntimos, ao contrário de como devia ser.
O mundo pós-moderno: a condição do indivíduo
Há então, uma crítica às redes sociais utilizadas pelas pessoas hoje. Antigamente falava-se em laços humanos, em viver o “para sempre” juntos até que a morte o separasse, não em “conectar e desconectar”.
A ambivalência da vida
Há dois valores essenciais para uma vida satisfatória e feliz,
Segurança e Liberdade. Embora ainda não se tenha encontrado uma combinação perfeita dos dois, é necessário que haja esses valores.
A ambivalência da civilização A civilização é sempre