Cec lia Meireles
Características de Estilo
Suas principais características são sensibilidade forte, intimismo, introspecção, viagem para dentro de si mesma e consciência da transitoriedade das coisas. Para ela as realidades não são para se filosofar, são inexplicáveis, basta vivê-las. Sua obra reflete uma atmosfera de sonho, de fantasia e, ao mesmo tempo, de solidão e padecimento. Intimismo, lirismo, misticismo e universalidade são as principais características da obra de Cecília Meireles
Através de suas próprias experiências de vida, procurou questionar e compreender o mundo em que vivia. Todas essas indagações, tristezas e desencantos, marcaram sua poesia, enchendo sua obra de lirismo. Sua poesia é intimista e reflexiva com um tom filosófico, de profunda sensibilidade feminina. Em suas obras ela aborda temas como vida, amor e tempo. A musicalidade, uma das características do Simbolismo também está presente em seus escritos.
A escritora utiliza técnicas literárias tradicionais para compor seus versos, a estruturação do soneto é um exemplo. Ainda é importante lembrar que são temas constantemente retratados em seus poemas a morte, o amor, o eterno e o efêmero. A morte se fez presente muito cedo na vida da autora, que perdeu a mãe com apenas três anos de idade. Assim, é perceptível o quanto a vida pessoal se insere na obra literária de Meireles.
Características Literárias
Cecília Meireles é tradicionalmente classificada como uma autora modernista, mais especificamente da 2ª fase do movimento, mas sua obra apresenta influências simbolistas, românticas e parnasianas.
Principais Obras
Romanceiro da Inconfidência: (1953) Nesse livro, há um retrato da sociedade de Minas Gerais do século XVIII, principalmente dos personagens envolvidos na Inconfidência Mineira. O gênero romanceiro é uma coleção de poesias ou canções de caráter popular e é caracterizado como uma obra lírica. Nessa obra, Cecília utiliza-se, pela primeira vez, da temática social, de interesse histórico e