cd logistica
Pequenas melhorias no índice podem representar grande vantagem competitiva do seu negócio
M
uitas empresas têm usado uma combinação de equipamentos automatizados para movimentar materiais, computadores móveis e sem fio, sistemas de coleta de dados e identificação automática
(AIDC) com o intuito de aperfeiçoar inventários e elevar a taxa de precisão para mais de 95%. Hoje esses níveis de precisão e produtividade muitas vezes não são suficientes para satisfazer as metas de pedidos perfeitos ou para melhorar a diferenciação competitiva.
Cada vez mais, o escaneamento por
código de barras, que foi durante anos o “padrão de excelência” para precisão da separação, apresenta uma correlação muito menos forçada para a melhoria da categoria, 99%. Codificação em barras continua obtendo sucesso nas três categorias de estocagem e movimentação, como paletização, embalamento e separação de item. Porém, ela não é mais uma tecnologia-chave diferenciada usada somente pelas melhores empresas do setor. Codificação por barras é agora mais uma norma da indústria do que uma tecnologia que pode oferecer à empresa uma vantagem competitiva.
© IMAM Consultoria - Tel.: (11) 5575-1400 - Revista intraLOGÍSTICA
38
novembro 2011
Conseguir uma vantagem não precisa envolver mudanças muito importantes dos sistemas. Algumas melhorias simples do sistema de coleta de dados podem fornecer a melhoria para atingir consistentemente as metas de indicadores de pedido perfeito. Utilizar código de barras com outra tecnologia móvel, sem fio e AIDC apresenta um potencial enorme para a precisão de pedidos. O atendimento dentro do prazo pode também representar um papel surpreendente, melhorando a precisão de faturamento e reduzindo problemas de remessas danificadas.
componentes do pedido perfeito
Indicador
Meta
Considerações
Recebimento racionalizado, envio ao estoque, e separação.
O
Tecnologia