Cccc
10-Quimica do solo
Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície emersa terrestre, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de proporções e tipos variáveis de minerais, gaess, água e húmus. É um meio complexo. Em transformação contínua, em que se observam todas as interligações entre o mundo animal, vagetal e mineral, sendo por isso critico para todas as formas de vida. Geralmente, o solo descrito como um corpo tridimensional, podendo ser, porem, ao se considerar o factor tempo, descrito como um sistema de quatro dimensões: tempo, profundade, largura e cumprimento.
10.1-A importância do solo no ecossistema O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre pois é principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação. O solo fornece as raízes factores de crescimento como suporte, agua, oxigénio e nutrientes. Além disto, o solo exerce multiplicidade de funções tais como: a) Regulação da distribuição, armezenamento, escoamento e infiltração da água da chuva e de irrigação;
b) Armazenamento e ciciarem de nutrientes para as plantas e outros elementos;
c) Acção filtrante e protectora da qualidade da água. O ser humano também utiliza o solo enquanto matéria-prima ou substrato para obras civis (casas, industrias, estradas), cerâmica e artesanato.
Como recurso natural dinâmico, o solo é possível de ser degradado em função do uso inadequado pelo ser humano. Nesta condição o desempenho de suas funções básicas fica severamente prejudicado, acarretando interferências negativas no equilíbrio ambiental, diminuindo drasticamente a qualidade de vida nos ecossistemas, principalmente naquelas que sofrem mais directamente a interferência humana como os sistemas agrícolas e urbanos.
O estudo científico do solo, a aquisição e disseminação de informação sobre o papel que o mesmo exerce, e