Cc vs. ac
Eletricidade II – Prof. Elisson
CORRENTE ALTERNADA E CORRENTE CONTÍNUA
Monique Z Roloff (Turma A)
São Mateus do Sul, setembro de 2012.
Corrente Alternada e Corrente Contínua – qual a diferença?
Ambas as correntes são essencialmente a mesma coisa - um fluxo de elétrons. O que as diferencia é o sentido desse fluxo; na corrente contínua, os elétrons se movimentam em um único sentindo, enquanto na alternada o sentido do fluxo muda constantemente (mais exatamente, 120 vezes por segundo).
CORRENTE CONTÍNUA - CC OU DC (do inglês direct current)
Na CC, o fluxo de elétrons segue sempre o sentido do polo positivo para o negativo de uma fonte de energia, considerando a corrente convencional (na real, o sentido é do polo negativo ao polo positivo).
Sendo assim, o gráfico i x t (intensidade da corrente elétrica x tempo) para a corrente contínua é:
(corrente)
(corrente)
* Corrente contínua pulsante – embora não altere seu sentido, a CC pode não ser necessariamente constante, passando por variações periodicamente. A CC pulsante é encontrada em circuitos retificadores e tem a seguinte representação gráfica:
(corrente)
(corrente)
CORRENTE ALTERNADA – CA OU AC (do inglês alternating current) Como na corrente alternada a polaridade varia constantemente, o que quer dizer que ora ela é positiva, ora é negativa (os elétrons “vão” e “vêm”). Portanto, em AC não há polos, e sim fases. A inversão da polaridade ocorre numa frequência, isto é, um número determinado de variações por segundo. Nos países americanos, essa frequência é de 60 Hz (60 vezes por segundo), e nos europeus, 50 Hz.
O gráfico i x t para corrente alternada é o seguinte:
Por que, então, utilizar um tipo ou outro de corrente? A energia elétrica que chega aos consumidores percorre centenas de quilômetros entre este e a usina geradora. Se a transmissão for em corrente alternada, pode-se utilizar transformadores para elevar-se a tensão e obter-se níveis mais