Gestão do conhecimento
Administração da Informação
1.1. TÍTULO DA PESQUISA
Aplicação da Gestão do Conhecimento para obter vantagem competitiva em empresas privadas
1.2. RELEVÂNCIA DO ESTUDO
A necessidade desta pesquisa tem base o conhecimento que é o que impulsiona o ser humano e mantém a organização social capacitada para enfrentar o desafio de sobreviver e se desenvolver. É um fator que sempre esteve presente na história da humanidade, mas que recentemente passou a ter uma importância relativa enormemente ampliada devido ao aproveitamento do conhecimento já existente na empresa, melhora na tomada de decisão, redução de custos, aumento de receitas e otimização de processos.
O Conhecimento é um recurso que atualmente está ao lado dos tradicionais fatores de produção: Trabalho, Capital e Terra. Antes os mesmos eram fatores decisivos de produção, hoje o fator decisivo é cada vez mais o homem em si, ou seja, seu conhecimento.
Visto que a Gestão do Conhecimento cria uma vantagem competitiva sustentável e de difícil imitação, por estar enraizada nas pessoas que trabalham na empresa, e não em recursos físicos, que são facilmente imitáveis pelos concorrentes a presente pesquisa busca a aplicação da Gestão do Conhecimento para se obter vantagem competitiva em empresas privadas.
1.3 . CONTEXTUALIZAÇÃO DA PERGUNTA
A gestão do conhecimento é almejada por toda empresa que busca vantagem competitiva, qualidade, redução de custos, aumento de receita e maior sinergia na organização e um dos principais problemas na gestão do conhecimento é a tendência das pessoas de reter seus conhecimentos.
Há muitos sinais de que o conhecimento se tornou o recurso econômico mais importante para a competitividade das empresas e dos países.
1.3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Diante desse contexto, o problema central da pesquisa consiste em:
Como gerir o conhecimento para gerar vantagem competitiva a partir do valor que a Gestão do Conhecimento agrega nas empresas privadas?