Cayne
DE ESTUDO EM
DEPENDÊNCIA
Tema: Aquecimento global, como o Brasil pode contribuir para a resolução deste problema.
Disciplina: Português
09/10/2012
Conceitos de língua
O presente capítulo retrata os conceitos da língua, da evolução da linguagem, da atitude do lingüista perante as transformações da língua e de como estas alterações histórico gramaticais influenciam a matéria acadêmica Lingüística.
Logo de plano é estabelecido no início do texto um debate teórico onde se estabelece a separação do conceito da língua do senso comum da noção da língua das abordagens científicas atuais, onde fica ratificado que a primeira leva em consideração os dialetos e a aprendizagem individual e a outra despreza estes aspectos.
Conforme o texto, as abordagens científicas que estudam e analisam a língua, assumem a existência de uma comunidade lingüística pura e isolada para estabelecer suas regras e princípios em relação à mesma. De acordo com o escrito, esta atitude é essencial e indispensável para se entender os novos critérios e pontuações atuais do estudo lingüístico.
Dominando a cena lingüística atual para as explicações acadêmicas da linguagem, a língua-I traz em seu bojo causas e conseqüências significativas para o mundo do lingüista. Esta mudança de foco teria ocorrido exatamente porque a língua-E teria se tornado dúbia e vacilante em suas explicações acerca da linguagem, assim como ela teria se distanciado da noção da língua do senso comum por ter se tornado intrinsecamente abstrata demais.
A supra dita mudança de foco teria causado também o surgimento de aspectos que seriam debatidos ansiosamente e que se inseriam intrinsecamente na matéria lingüística, como: o questionamento da existência ou não de uma língua-P (platônica) e se cabia ou não a Lingüística, enquanto disciplina acadêmica, ficar discutindo comparações e as características entre as línguas E e I.
Tendo como base empírica o juízo dos informantes nativos, ao final do