Caxumba - parotiditeepidêmico
1500 palavras
6 páginas
INTRODUÇÃOCaxumba é uma doença infecciosa causada pelo vírus Paramyxovirus, que provoca não só inflamação nas parótidas, mas também nas glândulas submaxilares e sublinguais.Na maior parte das vezes, a infecção se manifesta na infância, nos meses de inverno e no começo da primavera.
Embora seja uma enfermidade de evolução benigna, em alguns casos podem ocorrer as seguintes complicações: inflamação dos testículos e dos ovários (que pode resultar em esterilidade), meningite asséptica, pancreatite, neurite e surdez.
O período de incubação varia de 14 a 25 dias. A transmissão se dá pelo contato direto com as secreções das vias aéreas superiores da pessoa infectada, a partir de dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas. Raros são os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. No entanto, se a infecção se manifestou apenas de um lado, o outro pode ser afetado em outra ocasião.
CAXUMBA - PAROTIDITE EPIDÊMICO
A caxumba é uma doença viral aguda, que causa uma doença difusa nas glândulas salivares, caracterizada principalmente por edema na parótica, com capacidade de produzir infecções generalizadas. Apesar de usualmente apresentar-se como uma doença leve podem surgir formas mais severas como meningite asséptica, surdez ou orquite.
É uma doença infecciosa, contagiosa, benigna, auto-limitada que evolui sem intervenção medicamentosa e se cura espontaneamente.
TIPOS
É descrito somente um tipo antigênico do vírus da caxumba, que é grande, pleimórfico, seu tamanho varia de 90 a 300nm medindo em média 200nm. O vírus da caxumba é muito sensível devido ao seu envelope lipídico, perdendo a sua infectividade após 20 minutos sob temperatura de 55 a 60°C.
ETIOLOGIA
Essa infecção é causada por um vírus pertencente à categoria do parainfluenza, subgrupo da família Paramixovírus, gênero Rubulavirus.
Essa categoria de vírus possui uma