Caxemira
A guerra de independência se deu durante o período da guerra fria, com o Paquistão recebendo apoio dos EUA e a Índia da URSS e a região da Caxemira possuía uma posição estratégica. Desta forma, o terreno ficou extremamente propício para que os países iniciassem os testes para produção de armas nucleares visto que tanto os EUA quanto a URSS não gostavam nenhum pouco da idéia de a China Popular ser a única potência em tecnologia nuclear na Ásia. Assim, a Índia realizou seu primeiro teste com uma arma nuclear em 1974 e o Paquistão em 1998 pondo à baixo todas as esperanças de um final para este conflito.
A Índia luta pela totalidade do território de Dorga, Jammu e da Caxemira, sendo que 43% são administrados pela Índia. Outros 37% do território da Caxemira é administrado pelo Paquistão e os 20% restantes, pela China.
A posição da Índia é que a Caxemira é uma parte integrante de seu território; enquanto que a do Paquistão, é que a Caxemira é uma área disputada cujo estatuto final só pode ser determinado pelo povo da Caxemira. Certos grupos caxemiras acreditam que o território deve ser independente da Índia e do Paquistão.
A situação da área continua tensa - além do conflito com o Paquistão, existe atualmente um forte movimento pró-independência na