caxemira
A Caxemira está localizada ao norte da Índia, descrevendo historicamente o vale ao sul da parte mais ocidental do Himalaia,mas constituindo uma parte maior que inclui as regiões de Jammu, Caxemira e Ladakh.
Consiste de um lindo e enorme vale, rodeado de montanhas de grande altura, considerado um dos lugares mais belos do mundo.Essa região faz parte da Ásia de Monções, onde o verão é extremamente chuvoso e o inverno seco. As populações praticam a agricultura na forma de jardinagem oriental, com a utilização de numerosa mão-de-obra, levando a enormes concentrações populacionais nos vales úmidos. Além disso,é uma região estratégica, já que faz fronteira com a Índia, Paquistão, Rússia, China e Afeganistão.
Tem sido objeto de disputa entre a Índia e o Paquistão e da China, que apoderou-se de parte de seu território em 1962. A maioria da população é de origem paquistanesa e de religião muçulmana,mas quem o governa é a Índia, que possui religião predominante hinduísta.
Lago Dal Srinagar – Caxemira
Fronteira Índia-Paquistão
A fronteira entre Índia e Paquistão é a linha que limita os territórios da Índia e do Paquistão, estabelecida a partir da independência dos dois estados a partir do Raj Britânico, em 1947. As relações entre os dois estados são muito tensas e a passagem na fronteira de pessoas e bens é estritamente limitada. A principal fonte desta discórdia relaciona-se com a questão de Caxemira: nesta região, não há consenso sobre o traçado da linha de fronteira.
Em Caxemira o traçado da fronteira está por definir. A Índia reclama soberania sobre as províncias de Caxemira Livre e Áreas do Norte, atualmente sob controle paquistanês. O Paquistão considera-se soberano sobre a zona do glaciar de Siachen, controlado pela Índia desde o conflito de Siachen em 1984. A região não tem nenhuma fronteira no sentido internacional, mas apenas uma linha de cessar-fogo, a Line of Control, limite das posições militares aquando do fim da Primeira Guerra