Cavidade Bucal
A cavidade oral é uma dar portas de entrada ao nosso organismo, pertencendo ao sistema digestório, também funciona como uma via de acesso as vias respiratórias.
Divisões e limites:
A cavidade oral é dividida em duas partes: o vestíbulo da boca e a cavidade própria da boca. O vestíbulo da boca é o espaço semelhante a uma fenda entre os dentes e a gengiva e os lábios e as bochechas. A cavidade própria da boca é o espaço entre os arcos dentais superior e inferior.
Regiões da boca:
1 - Lábios (parede anterior)
Pregas musculomembranosas constituídas pelos músculos orbiculares labiais que formam o contorno do orifício bucal.
2 - Bochechas (paredes laterais)
Constituídas por músculos da mímica e mastigadores.
3 - Palato mole (parede posterior)
Situado na parte posterior da boca, delimita uma abertura (istmo da garganta), comunicando-a com a faringe. É formado pela úvula que divide o istmo em duas partes, aos lados das quais estão situados dois pilares; cada par destes últimos contém uma amídala palatina.
4 - Palato duro (parede superior)
De forma côncava é formado por um septo osteomembranoso separando-o da cavidade nasal.
OBS.: Enquanto que o palato duro serve para oferecer uma certa resistência à língua durante a mastigação e a deglutição, o palato mole encarrega-se de bloquear a passagem dos alimentos para as fossas nasais no momento de os engolir.
5 - Assoalho bucal (parede inferior)
É a parte sobre a qual se apóia a língua, inserida na sua porção posterior através do freio lingual.
6 - Língua
Órgão muscular, impar, de forma cônica, revestido por mucosa, situado na cavidade bucal entre as arcadas dentárias.
Função: Indução à salivação, formação e movimentação do bolo alimentar. Inicia a quebra e processa a deglutição. Responsável pela fala.
7 - Gengiva
A gengiva é formada por tecido fibroso coberto por mucosa. Está subdividida em gengiva propriamente dita, gengiva fixa, e em gengiva livre. A gengiva fixa está firmemente presa aos