cavalos
Sangue.
O sangue e composto de uma parte liquida e outra celular. A parte liquid e denominada de Plasma , e obtida após centrifugação quando colhemos o sangue com anticoagulante,e contem o fibrinogênio e o soro quando sem anticoagulante ,o fibrinogênio coagula e restam no soro os mais variados solutos orgânicos ,como minerais ,enzimas ,hormônio,etc. Portanto o soro e constituído do plasma sem fibrinofenio.
A parte celular e composta pelos eritrócitos ,leucócitos e plaquetas, a principal função do sangue e o transporte ,quer de substancias essências para a vida das células do corpo ,tais como oxxigenio ,dióxido de carbono ,nutrientes e hormônios.
Importantes causas de hemólise :
EDTA : reage através de seus dois radicais ácidos com cálcio plasmático,formando um quelato com os elementos alcalino-terrosos,tornando-se insolúvel.
USO: recomendado para a rotina hematológica porque não infere na morfologia celular ,preservando-a por ate 24 horas quando refrigerado adequadamente . E pouco solúvel , e o sal de potássio e o mais solúvel e mais caro.
FLUORETO DE SODIO: quelante de cálcio ,com a formação de sais insolúveis
USO: como impede a glicose sanguinea ,realizada in vitro principalmente pelos eritrócitos,e indicado para determinação da glicose .
HEPARINA: atividade como inibidor da trombina e tromboplastina
USO: alguns bioquímicos como interfere na coloração do esfregaço sanguineo , não e recomendado para hemograma . A diluição e de 0,1 ml de solução a 1% para não cogular 5,0ml de sangue . A heparina retarda a coagulação do sangue por apenas 8 horas.
CITRATO DE SODIO: quelante de cálcio ,com a formação de sais insolúveis
USO: provas de coagulação ( tempo de trombina ,tempo de tromboplastina parcialativa)
A Hematopoise normal ocorre extravascularmente na medula óssea dos mamíferos ,mas pode acontecer em outros que participam da hematopoise na vida fetal e recém –natal.
Os órgãos envolvidos na hematopoiese .
O baço