cavalo arabe
Este trabalho visa expor a evolução da espécie Árabe de cavalos, mostrando a sua origem e sua história, mostrando primeiramente a base à espécie caballu, para ter como base a evolução da espécie dentro de um parâmetro histórico, levando em consideração o melhoramento genético aplicado a espécie Árabe.
Historia do cavalo árabe
Muito se questiona a respeito da origem do cavalo árabe, muitos acreditam que a seleção e desenvolvimento dos cavalos de raça árabe se devem principalmente aos povos beduínos e muitas de suas particularidades atuais são devidas à sua adaptação no deserto. Os cavalos árabes possuem uma configuração primitiva excepcional no que se refere ao seu porte físico, sendo considerada a raça mais antiga do mundo, nenhuma outra se compara a raça árabe em beleza, equilíbrio e conformação. Por isso, nenhum especialista se nega a afirmar que o Puro Sangue Árabe é o cavalo mais perfeito entre todos, tão apreciado não só por ser o modelo autêntico de cavalo de montaria, mas também por sua resistência, agilidade, velocidade e inteligência.
Hoje, 83 anos após o primeiro registro de um Cavalo Árabe no Brasil, a criação brasileira exporta cavalos Árabes para países da América do Sul, América do Norte, Europa, Oriente Médio e Austrália e é reconhecida como uma das mais importantes criações do mundo. Tem cerca de 35 mil cavalos puros registrados, 3241 haras inscritos no Stud Book e é uma das mais destacadas raças no país.
Características físicas dos cavalos da raça árabe
O cavalo árabe apresenta uma cabeça pequena, com contorno côncavo e pescoço arqueado, o carregamento natural da cabeça de um cavalo árabe é muito mais alto em relação às outras raças, especialmente ao galopar, olhos grandes e salientes, focinho pequeno e cônico, com narinas grandes e flexíveis, orelhas pequenas e pontiagudas. Apresenta crina com pelos finos e longos, protegendo assim a cabeça e o pescoço da luz solar, já a cauda é