Cavalgada do Ribeirão
O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão—um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento de poluentes, principalmente de gases derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, gás carbônico e monóxido de carbono, principalmente) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo.A grande quantidade de gases produzidos pelas indústrias petroquímicas e a queima de combustíveis fósseis aliados ao desmatamento e queimadas são são o principal agravante do aquecimento global. Principais Causas do Aquecimento Global
1 - Aumento da emissão dos gases do efeito estufa - causado, principalmente, pelo aumento do uso de combustíveis fósseis (gasolina e diesel). Os principais gases que favorecem o aquecimento global são:
- Dióxido de Carbono - CO2
- Gás Metano - CH4
- Óxido Nitroso - N2O
- Perfluorcarbonetos
- Hexafluoreto de Enxofre - SF6
- Hidrofluorcarbonetos - HFCs
2 - Queimadas de matas e florestas - além de reduzir a quantidade de árvores, que servem como reguladoras da temperatura, as queimadas jogam gases poluentes na atmosfera.
3 - Desmatamento - tem ocorrido, principalmente em países em desenvolvimento, como forma de ampliar as áreas para agricultura e pastagem de animais, além da exploração de madeira. Com menos cobertura de árvores e plantas, aumenta a temperatura do meio ambiente.
4 - Desenvolvimento urbano sem planejamento - diminui as áreas