Causas e Consequências dos Fluxos Migratórios do Mundo Moderno
As causas mais comuns de migração pelo mundo são:
Econômica: Determinados países ou regiões onde os salários são baixos e/ou a economia é instável, o que serve de motivação para que indivíduos os deixem.
Naturais: A ocorrência de desastres naturais que faz com que populações inteiras percam tudo o que tem costumam fazer com que grandes grupos de pessoas abandonem determinadas regiões.
Étnicas: A rivalidade entre um ou mais grupos étnicos faz com que um grande número de pessoas saia de uma determinada área.
Religiosas: A perseguição religiosa muitas vezes faz com que pessoas deixem alguns países e regiões.
Políticas: Guerras, e determinados regimes políticos (como a ditadura militar) fazem com que muitas pessoas migrem para regiões que julgam ser mais seguras, ou simplesmente mais livres.
Sociais: Muitas vezes pessoas se deslocam de seu local de origem a procura de algo que este não o oferece, mas outros sim. Como um tratamento para determinada doença, uma faculdade ou até mesmo especialização em alguma área.
Ambientais: O fato da terra não ser boa ou do clima não ser favorável, muitas vezes faz com que agricultores deixem suas terras e migrem a procura de uma condição de vida melhor em outros lugares. Algumas consequências dos fluxos migratórios são:
Nas áreas de origem, envelhecimento da população e diminuição da PEA, uma vez que os emigrantes são, em sua maioria, membros da PEA a procura de oportunidades. Nota-se também, uma ligeira melhoria nos salários e também uma queda no desemprego uma vez que a mão de obra do setor primário é quem mais costuma procurar por novas oportunidades em outros locais.
Nas áreas de destino, um rejuvenescimento da população e aumento da natalidade uma vez que os imigrantes, em sua maioria, chegam com planos de constituir uma família no país em que migram. Aumento do desemprego, da PEA e da mão de obra, uma vez que os imigrantes chegam aumentando a