Danças do Brasil
O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos. Principais danças folclóricas:
Samba de Roda; Maracatu;
Frevo;
Baião;
Catira;
Quadrilha.
A dança de salão teve origem nos bailes das cortes reais europeias;
Essa dança refere-se a diversos tipos de danças a dois, executadas por um casal de dançarinos, dançando juntos;
As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento;
Também era evidente a postura clássica, ereta e com o tronco fixo, como no balé;
No Brasil, oito ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forró, lambada, salsa, zouk e tango.
Essas danças são essencialmente reproduzidas, e ao mesmo tempo em que a maioria dos jovens apresenta uma grande facilidade de decorar as coreografias propostas pela Mídia , conseguem realizá-las muito bem , demonstrando verdadeiros shows artísticos , percebe-se a falta de criatividade , de expressão , de comunicação , de segurança com o seu corpo e seus movimentos , quando propostas outras formas de trabalho com a dança.
A dança break dos guetos norte americanos