Causas da diabete
Parte superior do formulário
Para melhor compreender as causas que levam ao aumento da glicose no sangue em pacientes com diabetes, é preciso conhecer o metabolismo normal da glicose no organismo. Após isso, as causas do diabetes serão melhor entendidas mais adiante.
Metabolismo da glicose:
A glicose presente em nossa corrente sanguínea não provém apenas do açúcar que comemos, mas também de frutas e outros alimentos que, quando digeridos, se transformam em glicose. Uma vez na corrente sanguínea, a glicose é utilizada por nossas células como fonte de energia e crescimento. Mas para que a glicose entre nas células, é preciso haver duas condições de suma importância:
1ª – Deve haver quantidades de insulina suficientes para que a glicose possa entrar nas células do nosso organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas. O pâncreas é um órgão situado atrás do estômago.
Quando nos alimentamos, o pâncreas automaticamente produz uma grande quantidade de insulina para mover a glicose da corrente sanguínea (proveniente da digestão dos alimentos) para o interior das células.
2ª – Além da insulina, as células devem ter receptores adequados para favorecer a sua ligação (da insulina) nas paredes das células. Os receptores são como portas, que ficam constantemente fechadas. Mas quando chega a insulina, estas portas são destrancadas, permitindo a entrada da glicose no interior das células. Em resumo, podemos dizer que a insulina funciona como uma chave, que abre as portas (receptores) das células para que a glicose possa entrar em seus interiores. Dentro da célula, a glicose será utilizada para produção de energia e crescimento.
Agora que já conhecemos o metabolismo normal da glicose, podemos entender os dois motivos principais com que fazem que os pacientes com Diabetes tenham níveis elevados de glicose no sangue. São eles:
Causas do Diabetes:
1º - Falta de insulina. Nestes casos, o pâncreas não produz insulina ou a produz em quantidades