Catupiry
Há empresas que evitam, fogem da mídia, não perseguem os disputados rankings de melhor gestão e mesmo assim crescem e são reconhecidas. Uma delas é a Catupiry que tem a estratégia de preservar a identidade e estabelecer um vínculo emocional com o consumidor. Os produtos Catupiry são de domínio popular. Catupiry, aliás, virou sinônimo de queijo cremoso. E mesmo assim, não se vê propaganda ou qualquer tipo de exposição deles na mídia.
Fundada em 1911, a Laticínios Catupiry é uma empresa familiar, 100% nacional e uma das mais tradicionais do Brasil. Há quase 100 anos, vem produzindo o Requeijão Cremoso Catupiry, cuja receita ainda é mantida em segredo. Catupiry significa ‘excelente’ em tupi-guarani, e sua marca é uma das mais conhecidas e prestigiadas do Brasil, tendo virado inclusive sinônimo de uma categoria.
Em 1904, em Águas de Sambari – MG – uma dona de casa dedicada à família e ao lar, dona Isaíra Silvestrini, imigrante italiana, criava receitas culinárias caseiras apreciadas por sua família.
Havia um prato em particular de maior sucesso e sempre pedido pelos seus familiares, era uma receita de um prato derivado do leite. O irmão da Dona Isaíra, Sr. Mário Silvestrini, propôs a ela uma atividade de negocio, na qual ela produziria a receita e ele a venderia. Dessa maneira o negócio começou com custo baixo.
A partir de 1911, Mário Silvestrini passa a vender o produto em cidades turísticas do “circuito das águas” de MG, como caixeiro viajante, fazendo demonstração do produto porta em porta. Em São Lourenço, Mário vendia para restaurantes e hotéis.
Somente em 1934, Mário patenteia o produto e cria a marca “catupiry”. Em 1949 monta uma fábrica em São Paulo. Nas vendas para turistas, a maioria era de São Paulo, abrindo uma fábrica lá, iria conseguir vender o ano todo.
O produto é consumido puro, com pães, torradas e sobremesa. Por ser um produto versátil, logo despertou a criatividade das donas de casa e