Catolicismo
Acredita-se que a Igreja Católica surgiu no primeiro século, fundada pelo apóstolo Pedro a quem o primado d Reino dos Céus foi prometido por Jesus Cristo. Baseada em uma série de dogmas e ensinamentos bíblicos. Segundo o papa São Pio X, as doutrinas da igreja católica “são as doutrinas que Jesus Cristo Nosso Senhor nos ensinou, para nos mostrar o caminho da salvação e da vida eterna”, divididas em quatro partes: o Credo, o Pai-Nosso, os Mandamentos e os Sacramentos.
Surgida no Império Romano, o catolicismo foi aderido por pequenos grupos que reconheciam a Cristo como o Messias, aquele que foi enviado dos céus para livrar toda a humanidade do pecado por meio de sua morte. Segundo os ensinamentos católicos, Cristo é integrante da Santíssima Trindade, constituída também pelo Pai (Deus) e pelo Espírito Santo (a força divina).
Com o passar do tempo, e com a decadência da mitologia romana, o catolicismo foi ganhando forças, o número de adeptos aumentou vertiginosamente, tornando-se a “religião ocidental” (visto ter sido declarada a religião oficial da maioria dos países ocidentais), até que, na Idade Média foi tida como religião única na Europa. Nos dias de hoje, grande parte dos fiéis está concentrada, sobretudo nas Américas Central e do Sul. Apesar de ter perdido alguns fiéis para o protestantismo e para as religiões orientais, como o budismo e hinduísmo, ela se mantém firme por aproximadamente dois mil anos, pregando seus ensinamentos e fazendo obras sem fins lucrativos, conforme pregado por Jesus Cristo (entre os anos 20 d.C. e 33 d.C.), durante sua vida na terra.
CRENÇA DA IGREJA CATÓLICA:
Cremos em um único Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Cremos em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, gerado, não criado; da mesma