Catequese
Hoje assistimos assombrados às notícias de violência apresentadas pelos meios de comunicação. São assaltos a mão armada, roubos, agressões, crimes drogas, tráfico e tudo mais, muitas vezes com a participação de menores, adolescentes e até crianças. Tudo parece mesmo um caos, parece que não tem mais jeito.
Paramos e nos perguntamos:
Qual poderia ser a solução para tudo isso?
Lembramos do Amor de Cristo, do Amor de Deus, das Promessas, enfim, lembramos que temos a esperança de que um dia tudo será melhor, mas quando Senhor... Quando?
O grande problema, no entanto, é que muitas vezes nos acomodamos e ficamos esperando cair uma solução mágica do céu.
A campanha da Fraternidade nos alerta de que a Paz é fruto da Justiça. Ora, a Violência não traz exatamente a ausência da Paz? Então, a Violência acontece justamente pela falta de Justiça.
Mas onde nasce a injustiça senão no coração do Homem?
Somos injustos quando não aprendemos e não vivemos a fraternidade, quando não vivemos o amor, quando não vivemos a esperança. A Injustiça, portanto, é fruto também do egoísmo, do sentimento que quer tudo para si e não sabe partilhar.
Talvez uma solução para isso seja ensinar nossas crianças a partilhar, a dividir, a fazer da sua vida uma vida de doação, para que aprendam desde a infância o valor da partilha. O Filósofo Pitágoras já dizia: “Eduquem as crianças de hoje, e não será preciso punir os adultos de amanhã”. Por isso estamos implantando em nossa Paróquia o Dízimo Mirim.
O objetivo dessa ação é catequético, ou seja, precisamos ensinar às nossas crianças o valor de dividir com outros os nossos Dons.
Com o Dízimo Mirim estaremos ensinando os que a partilha é a única forma cristã de gerar Justiça e Paz. Vamos conscientizar nossas crianças da importância da partilha, no Dízimo Mirim para que não tenhamos que puní-los, mais tarde!
O DIZIMISTA MIRIM
1 – Por que as crianças e os jovens devem entregar o Dízimo?
Várias Pastorais do Dízimo, já vêm fazendo