catarata
Esta pesquisa visa conceituar o que é Catarata, abordando suas origens, implicações e os cuidados que a Enfermagem precisa ter com pacientes tanto no pré e pós operatório, patologia essa que é a causa principal de perda visual em adultos com 55 anos ou mais e a causa principal de cegueira no mundo todo. No entanto, a catarata é altamente tratável e, por meio dos avanços na cirurgia de catarata e nas lentes intraoculares (LIOs), mais do que nunca, cada vez mais pessoas estão experimentando uma restauração total da visão.
1.0 CATARATA
1.1 DEFINIÇÃO
O olho humano é semelhante a uma câmara de filmar. No segmento anterior, internamente, existe uma lente, o cristalino, com sua capacidade de focalização, e na parte posterior, uma película nervosa sensível, a retina, que funciona na captação de imagens. A retina transmite ao cérebro a imagem que, através do cristalino, é focalizada pelo olho. Para uma visão adequada é preciso que o cristalino seja transparente, para que os raios de luz possam entrar e serem captados pela retina. A catarata é o cristalino opacificado, que impede total ou parcialmente os raios de luz de chegarem à retina, prejudicando a visão.
É inevitável que, com o correr dos anos, o ser humano venha a ter catarata. A catarata é a perda da transparência do cristalino. Em geral, ela começa a aparecer depois dos sessenta anos, porém esse processo pode ter início mais cedo. O envelhecimento natural das células do cristalino é a causa mais comum da catarata, embora existam outras origens: hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas, medicamentos e infecções oculares. Não há nenhum método capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz conhecido até hoje é a intervenção cirúrgica. O seu aparecimento não pressupõe a necessidade imediata de cirurgia. Algumas cataratas são lentas e outras progridem com maior rapidez. A catarata não é como alguns pensam uma membrana que