Catalisadores
Corpos Catalisadores
Catalisadores e Inibidores
Catalisadores e inibidores são substâncias específicas que atuam sobre uma reação determinada modificando a energia necessária para que os reagentes atinjam o complexo ativado e, portanto, alterando a velocidade da reação.
Catalisadores
Os catalisadores são substâncias utilizadas para aumentar a velocidade de uma reação.
Todo catalisador possui em comum as seguintes características:
- Não sofre alteração permanente na sua massa ou na sua composição. Mesmo que o catalisador participe ativamente da estrutura do complexo ativado, ele será integralmente recuperado no final da reação.
- A ação catalítica só é possível quando existe afinidade química entre os reagentes. Isso significa que não há catalisador que faça ocorrer uma reação não espontânea, por exemplo, a água reagir com o monóxido de carbono.
- Se a reação for reversível, os produtos reagem entre si formando novamente os reagentes, a adição de um catalisador irá aumentar igualmente as velocidades das reações direta e inversa.
- O catalisador não muda a variação de entalpia.
- O catalisador não altera o rendimento da reação, apenas permite obter mais rapidamente o produto esperado sem catalisador.
Abaixamento da energia de ativação
Em relação à energia de ativação podemos representar graficamente a ação de um catalisador sobre reações que liberam ou absorvem calor da seguinte maneira:
- Reações Exotérmicas: A + B C + D + calor
- Reações Endotérmicas: X + Y + calor Z + W
Catálise homogênea e heterogênea
O catalisador age mudando o mecanismo da reação, ou seja, mudando o caminho através do qual os reagentes se transformam em produtos.
Para isso forma com os reagentes, um sistema que pode ser monofásico (homogêneo) ou polifásico (heterogêneo).
Catalisadores seletivos
Neste caso, o catalisador direciona a reação química