CASTRO ALVES, VIDA E OBRA
Camylla Eudes Ferreira*
Cristina Salles Caetano**
Kelly Adriene Gomes Marques*
Lucas Magalhães Menezes*
Namara Oliveira Teixeira da Rocha*
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a vida de um dos principais romancistas brasileiros, Castro Alves. No texto são destacadas as principais obras, tais como: Navio Negreiro, Meu desejo, Adeus. Mostrando também, a influência de Castro Alves na sociedade brasileira em um período em que a escravidão se fazia presente.
Palavras-Chaves: Romancista. Escravidão. Obras. Influência.
_____________________________
*Acadêmicos do 3º período do curso de Letras da faculdade de ciências humanas- FACE da Universidade Vale do Rio doce.
**Professora orientadora da disciplina de metodologia científica do curso de Letras da faculdade de ciências humanas- Face da universidade Vale do Rio Doce.
1. INTRODUÇÃO
O jovem poeta nascido no recôncavo baiano admirava o principal mentor da abolição da escravatura norte-americana, Abraham Lincoln. Um ex-lenhador que com sua gigantesca coragem desafiou os principais proprietários de terras no sul dos Estados Unidos, e proclamou a abolição da escravatura no país.
No Brasil, para aquele moço, as coisas no imenso, pacato e agrário país governado por Dom Pedro II também não iam bem. Para começar, havia a questão da escravidão. O jovem estudante, de 18 anos, não era apenas mais um. Ele se chamava Antônio de Castro Alves e se transformaria num dos maiores poetas do Brasil. O poeta dizia que o Brasil estava incluído na grande luta que apostava como a maior característica da sua época, o embate entre as trevas e a luz, entre o arbítrio e a liberdade.
A solução dessa revolução interna estava nas mãos daqueles jovens, dos quais se destacavam Castro Alves, Rui Barbosa, José de Alencar. Esses precisariam se unir para combater a escravidão, defender a liberdade e garantir direitos, no Brasil.