Castelo ANdante
De
Hayao Miyazaki
Studio Ghibli
Trabalho realizado por Rui Pinto
INTRODUÇÃO
Como um grande fã das obras de Miyazaki, quis explorar este filme pois de todos é o que mais me chama atenção e é um filme com uma história magnifica, uma banda sonora boa e bem sincronizada, e , como sempre, Miyazaki usa a arte tradicional recusando as novas tecnologias, o que faz com que as suas obras sejam ainda mais notáveis.
A história do Castelo Andante mostra-nos vários aspectos em relação aos valores e virtudes que o ser humano pode oferecer. Sophie, que no início é jovem, mas tem um coração velho e acomodado, aprende com a própria velhice a ter iniciativa e acreditar em si mesma. Howl, o Feiticeiro egoísta e covarde, aprende a amar e a proteger aqueles que ama.
História
A história é baseada no romance de Diana Wynne Jones, com o mesmo nome, e fala duma aventura que roda em torno de Sophie.
Sophie é uma jovem de 18 anos que passa os seus dias a fazer chapéus, na chapelaria da sua mãe. Sophie não tem ambições, e pensa que vai ficar a trabalhar naquela loja eternamente. Um dia, as funcionárias da chapelaria vão a um desfile, e convidam Sophie a ir com elas, mas ela recusa. Sophie fica sozinha na chapelaria, e decide visitar a sua irmã Lettie, que trabalha num café. Quando está a ir para o café, é abordada por dois soldados, que participavam do desfile. Ela tenta fugir, percebendo as más intenções dos soldados, mas então, surge um estranho jovem de cabelos dourados( que mais tarde sabe-se que é Howl) que despista os soldados, tirando-a da situação na qual se encontrava, e leva-a até o café onde a sua irmã trabalha. O estranho, no entanto, estava a ser perseguido por demónios, e para escapar da perseguição, utiliza a sua magia, e leva Sophie com ele pelos céus, que fica maravilhada por estar a voar e ver o desfile todo de cima. O estranho deixa-a no café,e aconselha-a a demorar mais a sair e