Castas
“Quando eles (os deuses) dividiram o homem, em quantas partes o dividiram? Como foi sua boca, como foram seus braços, como foram suas coxas e seus pés chamados? O brâmane (sacerdote) foi sua boca, de seus braços foi feito o guerreiro, suas coxas se tornaram o vaixiá (lavrador ou negociante), de seus pés nasceu o sudra (servo)” SCHULBERG, Lucille. Índia Histórica. Rio de Janeiro, José Olympio, 1973.
Introdução:
Segundo uma lenda indiana, O Universo foi criado no momento que os deuses sacrificaram um homem ideal e perfeito, o deus Brama. As várias partes deste homem teriam dado origem as classes sociais. Tal crença resultou no sistema de castas, no qual as camadas sociais estão claramente separadas, com direitos e deveres diferentes. O sistema de castas nasceu a partir da chegada doas árias, por volta de 2000 ou 1500 a.C.. Esse povo, vindo da Pérsia(atualmente Irã), ocupou a região nordeste da Índia e parece ter dado inicio às desigualdades sociais no vale do Rio Indo. De acordo com a tradição, os árias eram divididos em três castas sociais: a primeira delas correspondia aos nobres, a segunda aos sacerdotes, e a terceira aos trabalhadores. Além desses três grupos existiam os intocáveis, os harijans, considerados muito inferiores a qualquer uma das outras castas e vivendo em condições de fome, miséria, doenças e sofrimento.
Dalits, os intocáveis.
- São os trabalhadores; (lidam com animais e pessoas mortas, lixo, e todos demais trabalhos que a sociedade Indiana considera desagradável)
- São considerados indignos, sujos e impuros; São considerados menos humanos e não são considerados parte do sistema de castas;
-Não podem ter contato físico com os puros, para isso vivem separadamente;
- Casam-se entre si;
- Não podem rezar ou entrar nos templos.
Fonte: http://images.slideplayer.com.br/3/399269/slides/slide_14.jpg
Fonte: http://caminhodasindias.globo.com/Novela/Caminhodasindias/Fiquepordentro/0,,AA1696525-16548,00.html