Caso swath - modelagem de processos
1.Introdução
Swatch, (Swiss+watch) empresa que revolucionou o mercado de relógios atuando com plástico e trouxe a competitividade para a combalida indústria suíça de relógios. É um caso de sucesso na construção de valor, com a produção de relógios eletrônicos com preços bem acessíveis, a partir do design inovador e visibilidade da marca.
2. A revolução dos relógios Swatch
No inicio da década de 80, as indústrias de relógios suíços atravessavam uma fase crítica na economia do país. As empresas japonesas como Seiko, Casio e Citizen passaram a oferecer relógios eletrônicos por preços bem inferiores e de alta qualidade com fonte interna de energia como o cristal de quartzo. Não preparadas com a impetuosidade dos japoneses, na tentativa de proteger seus investimentos, com a orientação do executivo Nicolas Hayek, os bancos suíços organizaram a fusão das duas maiores empresas fabricantes de relógios: ASUAG (Allgemeine Schweizerische Uhrenindustrie AG) e SSIH (Société Suisse pour l’Industrie Horlogère), assim nasceram os relógios Swatch.
3. O desenvolvimento da fabricação de relógios Swatch
Nicolas Hayek tornou–se presidente da fabrica Swatch e junto a uma das empresas pertencentes à SMH (Swiss Corporation for Microelectronics and Watchmaking Industries Ltd.), desenvolveu um novo modelo de relógios, todo feito em plásticos e mais vantajoso, podendo ser fabricado a um custo unitário muito baixo. Esse relógio inovou processos extremamente automatizados possibilitando novas linhas de produtos que acompanham as tendências da moda, possui um mecanismo de quartzo montado dentro da caixa plástica com 51 componentes, reduzindo quase a metade dos componentes para fabricação de relógios.
ESTRATÉGIA DE MARKETING
4. Design
Hayek atraiu um mercado totalmente novo de consumidores jovens, transformando relógios em acessórios esportivos adaptados aos caprichos da moda e com equipamentos confiáveis. A cada