Caso Perdig o
Nomes:
Maicon de Oliveira Santos, Bruno Santos Cunha e Tatiana Martins de Paulo Alves.
CASO PERDIGÃO
Perguntas e Respostas:
O processo decisório estratégia no investimento em tecnologia da informação
1) A decisão de investimento no projeto gestão integrada envolve posicionamento estratégico? Esta decisão é estruturada? Caso contrário, quais são os ricos e incertezas envolvidos?
Sim, todas as decisões foram estratégicas, os ricos são: Perda de espaço no mercado, superprodução, baixa de preço no mercado e podendo chegar a falência.
2) Quanto tempo demorou o processo decisório? Qual foi o estimulo inicial? Como você o classificaria: crise, problema ou oportunidade? Explique.
Foi finalizado o processo decisório no final do 1 ano de reunião de planejamento, fico com um aumento de 50% da capacidade produtiva e 60% do faturamento, tudo isso em 3 anos. Identificamos como oportunidades, pois a empresa buscava crescer oferecendo produtos de qualidade e grande quantidade.
3) Quantas soluções emergiram do processo decisório? Quantas alternativas foram consideradas? Qual o tipo da solução gerada: customizada (desenvolvida integralmente na organização), pronta ( disponível no ambiente externo antes do inicio do processo decisório) ou modificada ( disponível no ambiente externo e adaptada na organização)? Explique.
Foi criada uma força tarefa multidisciplina se responsabilizaria pelo desenvolvimento de soluções no processo decisório. Uma das alternativas foi customizar as solução para os processos, desenvolvendo-a integralmente dentro da organização.
4) Analise as táticas utilizadas para desenvolvimento de soluções?
O conselho administrativo da perdigão aprovou investimento de R$ 30 milhões de recursos próprios, aumentou o capital por meio de emissão de ações e autorizar a busca de financiamentos de longo prazo.